Encanamento.jpg

Reforma de encanamentos

Como ter um ponto de água aquecida na torneira?

 

Ao reformar um imóvel, um dos sonhos das pessoas é ter água aquecida na torneira. Você sabia que isso é possível trazendo a água do sistema central de aquecimento à gás? E você sabia que o sistema a gás é menos caro que o sistema elétrico? 

Através da implantação de uma nova tubulação (a ZIP utiliza tubulação pex) entre o aquecedor de passagem e a torneira de interesse, as pessoas conseguem ter um ponto de água quente (em abundância), vindo de um aquecedor à gás, que tem uma eficiência energética muito maior do que os sistemas elétricos de aquecimento. 

Outras dicas sobre reforma de encanamentos: 

 

1 - Comece a avaliação pelos registros gerais do imóvel. No caso de um apartamento antigo, deve existir uma ou mais prumadas no edifício (tubulações principais que descem da caixa d'água para os apartamentos) que alimentam tais registros.  É fundamental começar a revisão do encanamento a partir destes registros fazendo, se necessário, um processo de solda de um novo registro na prumada (caso esta seja cobre). Se for uma residência a análise precisa chegar até os encanamentos da caixa d'água, sendo primordial a revisão de sistema de bóias e conexões internas deste reservatório. Os vazamentos de água ocorrem principalmente nos registros gerais e parciais, sendo estas peças relativamentes baratas para se fazer a troca (o registro em si é barato, o que pode ser mais caro é uma canopla especial de aço inox, mas existem canoplas mais baratas para se comprar no mercado). 

2 - O abastecimento de água deve ser algo bem planejado para sua obra de reforma, garantindo-se a pressão e a qualidade da tubulação que vai substituir a rede antiga, cheia de imperfeições. Estude todos os pontos e eventuais realocações de abastecimento de água na reforma geral (isso envolve, principalmente, os banheiros, cozinha e lavanderia). É interessante optar pelo uso de tubulação pex (que também serve para conduzir água quente) para constituir as novas redes de água visto que, para curtas distâncias, esta tubulação é bastante eficaz devido à sua continuidade em um único tubo que já pode ser moldado fazendo curvas suaves, não tendo que ser trabalhada com muitas conexões tal como o tradicional sistema de encanamento de pvc (tubulação colada).  

3 - Não deixe de avaliar o sistema de esgoto existente. Se o seu imóvel for um apartamento, avalie o trecho da prumada da rede de esgoto - é fundamental a troca desta prumada se ela for de ferro, sabendo que o esgoto causa a corrosão química desta prumada geral ao longo do tempo. Mas se a construção for mais recente, possivelmente a construtora já terá utilizado tubulação de pvc. Falando nos dispositivos de esgoto, a revisão dos ralos de piso é fundamental, entendendo onde é necessário um ralo sifonado e onde um ralo simples pode atuar. Se sua cozinha não possui caixa de gordura, este assunto também não pode ser esquecido. 

4 - Já se o problema é pressão de água, a ZIP também faz a instalação de pressurizadores de rede, a qual deve ser devidamente analisada para que não se instale uma máquina muito fraca ou muito forte. Para cada uso e para cada imóvel existe uma sistema de rede que pode ser mais adequado e otimizado. 

Gostou destas dicas? Não deixe de visitar outras páginas da ZIP. 

1/1