Responsável Técnico

Consultor Eng. Civil 

Rafael Luiz Mangieri

Eu.jpg
ZIPENGENHARIA.PNG

Formado em Engenharia Civil pela USP (Escola de Engenharia de São Carlos), com experiência em temas como o de edificações, patologias e avaliações estruturais de imóveis residenciais e comerciais, juntamente às infraestruturas técnicas de água, esgoto, elétrica e gás.

Já atuou junto à Defesa Civil da cidade de Osasco-SP em cargo público concursado como Engenheiro Civil. Nesta instituição municipal teve vivência com avaliações técnicas emergenciais envolvendo sinistros, bem como análises de riscos relacionados à edificações particulares e públicas, além de fatos ligados à desastres naturais e desmoronamentos de construções. Nesta instituição acompanhou inúmeros casos envolvendo o conflito de imóveis vizinhos, seja por denúncia de obras irregulares ou questões relacionadas ao aparecimento de fissuras ou rachaduras em edificações (muros de divisa, paredes germinadas).

Como engenheiro civil da ZIP Engenharia, desde o ano de 2016, já acompanhou mais de 100 (cem) reformas em imóveis particulares, dentre apartamentos, casas, empresas e galpões em cidades da grande São Paulo e interior paulista como São Carlos, Rio Claro, Piracicaba, Araraquara e Jaú. Trabalhou com demolições controladas e reforços estruturais visando a ampliação de ambientes internos de edificações. Teve a oportunidade de administrar reformas de apartamentos antigos e novos, dentro de diretrizes técnicas específicas estabelecidas pela ABNT NBR 16.280 para obras de condomínios.

Em outras ocasiões já vistoriou residências impactadas por vazamento de água e esgoto proveniente de imóvel vizinho e problemas de impermeabilizações de laje.

​​Atualmente trabalha com o atendimento de clientes cujos imóveis necessitem de validação e análise técnica com emissão de laudo de vistoria e ART, registrando provas e fatos de dano ao patrimônio causado por terceiros. Também auxilia em processos judiciais e/ou negociações extrajudiciais mediante problemas envolvendo obras ou reformas irregulares, com a realização de vistoria cautelar de vizinhança, levantando riscos e situações que possam implicar em futuras reclamações envolvendo edificações na vizinhança.

crea-sp-quadrado.jpg